sexta-feira, 11 de maio de 2012

As pequenas grandes diferenças entre brasileiros e portugueses


Nós, brasileiros, gostamos de outras culturas, de viajar, de explorar. Em qualquer lugar do mundo haverá um brasileiro curioso e de peito aberto.

Não estamos acostumados com muitos estrangeiros na nossa terra, e justamente por isso, adoramos todos eles. Quanto mais diferente, mais bacana. 
Brasileiros sabem lidar com a crise. Nascemos nela, a gente se vira nos 30. Sabemos o que é ver o dinheiro sumir da conta no banco, ver o preço das coisas subindo e descendo de minuto em minuto. Acho que é por isso que somos naturalmente criativos.
Brasileiros são solícitos, empenhados, trabalhadores. Não é lenda.
Brasileiros também têm seus defeitos, e não são poucos. Corrupção, oportunismo, e até violência gratuita. Afinal somos vários países num só. Tudo muito grande, muita gente, muitas crenças.
Portugal é pequeno, aconchegante. Estaria mentindo se dissesse que não fomos bem recebidos.
Mesmo ouvindo os desaforos do garçon, os mimimi´s dos taxistas, as pessoas falando em cima sem deixar espaço para falar, o bar me mandando embora às oito da noite em horário de verão em plena crise. É um bom país.
Há história por todo lado, céu incrivelmente azul praticamente todos os dias, e o que considero mais importante: segurança. É este o fator que distancia a qualidade de vida entre Brasil e Europa (e mais 80% do mundo).
Lugar que tem segurança tem gente na rua. Lugar com gente na rua, é rua cheia de lojas, cheia de coisas bacanas, praças, feiras, conversas, sorvetes, pôr do sol. Vou sentir saudade.
Vou levar o que puder. As lembranças, as fotos, e o mais importante, os amigos. Poucos, mas muito bons amigos.
 Já estou no clima de despedida. E não vai ser nada fácil.
(isso tudo para entrar no clima do próximo post-desabafo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário